segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nuchi du Takara

A vida é um tesouro” ou “a vida é o tesouro mais precioso” ou “não há tesouro mais precioso que a vida”. É isso o que mais ou menos esta expressão em Okinawa significa, sendo utilizado desde os tempos mais antigos por este povo. 

Poderia ser uma simples expressão por assim dizer, mas ela representa muito mais do que isso. .representa o estilo de vida, o pensamento, a filosofia de VIDA do povo proveniente desta ilha. 

No entanto, nem sempre também essa expressão foi motivo de alegria se lembrarmos de que foi nesse local em que ocorreu a Batalha de Okinawa (vide post sobre a Batalha de Okinawa). Como “a vida é um tesouro” se ela seria tirada como um simples boneco de um jogo? Mas não, não era um jogo, era a Segunda Guerra Mundial! Como dizer “a vida é um tesouro” se ir para a batalha seria como nunca mais voltar à própria vida? Como dizer que a vida era um tesouro se você sabia que iria perder as pessoas mais importantes da sua vida? Como seria dizer que a vida era um tesouro se você sabia que daria sua vida para lutar pelo seu país? Como a vida seria um tesouro se ela seria tirada de você ou das pessoas próximas de você tão facilmente? Como?
Eu não sei. . . Era um grande paradoxo. Mas se há uma prova de que esse ditado continua a ser passado em diante, é o fato de muitos ainda conhecê-lo!
E ele está presente no cotidiano destas pessoas, pois, não é a toa que são conhecidos por sua longevidade! Com hábitos que diretamente e indiretamente influenciam para isso! 

Aquele que dá valor à vida sabe os caminhos para mantê-lo por mais tempo!
É claro que há incidentes que podem fazer com que isso termine antes, mas não é por isso que deve ser deixado de lado o seu devido valor. 

Porém, quem vive no Brasil sabe que costumamos dar valor à vida só quando ela está por um fio. Exceções existem sempre, mas no geral é isso mesmo. Eu, como quase futura profissional da nutrição posso dizer isso, quem muda hábitos porque não são saudáveis?! A maioria sabe o que faz mal e o que não faz, mas mesmo assim, quem os evita? Você os evita? ;D
Enquanto seu corpo não dá sinais de que algo tá errado, você acha que está tudo bem e continua vivendo com os mesmos hábitos, não é mesmo?
Não que eu seja a pessoa mais saudável do mundo, estou longe disso. Muuuito longe até, eu acho haha! Mas não custa valorizar um pouco mais nossa vida e buscar os caminhos para melhorá-la ;D
Também não tem como para comparar os processos históricos daqui e os de lá e no quanto eles têm influência no que somos hoje, principalmente no quesito dar valor à vida, mas se estamos vivos aqui, agora, não deve ser mero acaso.
Já ouviram aquela frase de que "não existem coincidências, apenas o inevitável"? É frase de um mangá chamado XXXHolic que na verdade eu nunca li mas o conheci somente por essa frase e sempre me lembro dela quando acontecem coisas que não tem explicação, que só podia ser inevitável mesmo.
Bem, a vida existe aqui, lá e em todos os cantos do mundo (talvez fora dele também se você acredita que não estamos sós no universo!), mas a vida é a origem de quem somos! Talvez fosse inevitável termos nascido, inevitável estarmos aqui, inevitável ter perdido  ou ter encontrado algo ou alguém, inevitável ter. .  evitado, e tantas outras coisas :D

Enfim, se a vida é um tesouro. . é o tesouro mais precioso que existe, com certeza. 
Nuchi du Takara!!! 

Então...essa é a minha postagem depois de tanto tempo! Tentarei postar mais vezes aproveitando meu período de férias!
Obrigada!


*Para terminar a postagem por completo deixo para vocês a partitura de sanshin/kunkunshi da música Teinsagu nu hana (ou chinsagu no hana/tinsagu no hana) que continua sendo um clássico da música tradicional de Okinawa e demonstra o quanto a cultura de mantém e se fortalece com o passar do tempo :) ~ aliás, se alguém souber qual é a flor teinsagu me envia uma foto, onegai? Um amigo meu uma vez me perguntou e nunca tinha procurado, daí fui procurar e não achei. O que a gente achou que fosse era aquela flor Hibisco, mas não sei =/
(encontre mais partituras de sanshin em: A Arte de Tocar Sanshin)




Vídeo com a música:




Agora sim, para finalizar (finalizar mesmo) deixarei o link de dois vídeos . São bem diferentes um do outro, mas não sei. . fiquei com vontade de postar para vocês conhecerem caso ainda não conheçam ou simplesmente assistir de novo caso já tenham assistido :D. O primeiro vídeo é de uma música chamada "Dynamic Ryukyu", que é super bonitinha.




Esse outro é um clip da cantora Cocco com o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, a música se chama Nirai Kanai, que por sinal, tem a frase "Nuchi du takara" mas não dá para escutar direito porque é a voz de fundo, mas se você ler a letra da música verá que tem mesmo :D