Olá leitor(es)!
Acordei hoje e senti vontade de fazer muitas coisas e agora que estou de férias da faculdade, vou aproveitar o tempo pra atualizar tudo que estava atrasado, inclusive o blog.
Então, preparei uma matéria sobre uma Arte chamada Bingata! (acho que poucos conhecem sobre ela. Você conhece?).
Pra falar a verdade, eu mesma conheci ontem! Vi no jornal “Utiná Press” (abril/2011) e achei bem interessante, daí resolvi pesquisar um pouco mais e colocar aqui no blog para vocês também conhecerem.
Um resumo sobre essa arte é que ela é uma técnica artesanal de tingimento em pano exclusiva do reino de Ryukyu e com o seu colorido representa as riquezas desse reino. Geralmente retratam assuntos naturais como: peixes, rios e flores cujos pigmentos e corantes são extraídos de plantas e são aplicados à mão.
Agora que você já sabe um pouco sobre essa técnica, se você também se interessou e quer saber mais, vou falar um pouco do seu surgimento.
A técnica de tingimento em si foi transmitida por países asiáticos, entre os séculos 14 e 16, através de países como a China e a Índia que mantinham grande comércio com a ilha de Okinawa. Datada do século 14 o surgimento da arte chamada de Bingata, desenvolveu características próprias da ilha de Okinawa que com toda sua exuberância em fauna e flora era um ambiente infinito de imagens para ser retratada através dessa arte.
O processo de fabricação de um kimono com essa técnica leva em torno de quase um mês para ficar pronto, devido as suas várias etapas (10 etapas). Uma dessas etapas é para deixar a coloração vívida, já que todo o seu brilho é para mostrar e refletir o brilho das ilhas do sul.
Uma curiosidade legal que eu achei foram esses sanshins baseados nessa arte.
Encontrei algumas outras coisas legais com Bigata!
![]() |
Os tempos modernos sem se esquecer do tradicional :D - Link do Site |
![]() |
Feito de biscuit! - Link do blog |
![]() |
Sombrinha com Bingata! - Link do Site |
E assim termino mais uma matéria!
Espero que tenha gostado ;D
Arigatooou por ter lido até aqui! haha
Até a próxima.
- Karina Kaori
Fontes utilizadas:
*http://en.wikipedia.org/wiki/Bingata&ei=M9cNTvmrErS20AGbweTGDg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCcQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dbingata%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1280%26bih%3D656%26prmd%3Divns
*http://culturaokinawana.blogspot.com/2010/07/bingata.html
*http://www.kyohaku.go.jp/eng/dictio/data/senshoku/ryui.htm&usg=ALkJrhi17hXgLi1u_D2Zmts-QaJh-YmclQ
*http://culturaokinawana.blogspot.com/2010/07/bingata.html
*http://rrc-okinawa.com/prt/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=60&category_id=8&option=com_virtuemart&Itemid=55&vmcchk=1&Itemid=55
*http://mingei-fukuda.com/eng/bingata_tachibana_basho_sp.jpg
*http://www.asovivasanshin.com/blog/?p=490
Me chamo Luciano Nunes da Filial Liberdade do Ryukyu Koku Matsuri Daiko e amo a cultura de Okinawa, seu blog é algo como uma descoberta de coisas que não sabia sobre a cultura de Okinawa.
ResponderExcluirParabens Karina pelo seu trabalho, amor e dedicação a cultura de seus pais e avós.
Olá Luciano!
ResponderExcluirPara mim o Matsuri Daiko é uma grande demonstração de como a cultura de Okinawa consegue se difundir e ao mesmo tempo manter relações entre os diversos cantos do mundo. Esse laço que une as pessoas é incrível.
Obrigada pelo comentário! É um feedback que me faz pensar o quanto vale a pena manter o blog.
Obrigada!
Oi Karina!
ResponderExcluirEncontrei o seu blog por acaso ao pesquisar desenhos de estilo bingata e achei bonito e de fácil leitura.
Muito bacana o seu gesto de difundir a cultura de Okinawa! Parabéns pela iniciativa!!
Abraço!
Oi Karina!
ResponderExcluirApós tanto tempo descobri o significado de bingata.
Pois tive o prazer de experimentar uma hoje no Minyo no Saiten. E procurar o significado e acabei caindo aqui.
PARABÉNS! E continue divulgando nossa cultura tão rica !
Beijos