sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Documentário do BEGIN no Brasil transmitida no Japão

Como muitos sabem, a Banda BEGIN veio pela primeira vez ao Brasill em novembro de 2011 para realizar um documentário sobre a comunidade Okinawana no Brasil e para alegria de todos os fãs, tocar para nós!
Esse documentário foi transmitido pela TV BS ASAHI JAPAN e está no youtube para quem quiser conferir.

Está dividido em 7 partes e conta como foi a passagem deles por aqui.

Eu assisti e garanto que vale a pena. Não há legenda em português, mas não perca a oportunidade, caso não saiba japonês: junte sua família e peça para alguém ir traduzindo :)



Fiquei emocionada em várias partes do documentário porque é tão bonito ver que apesar da distância, da história de cada família, das dificuldades enfrentadas, ainda há o que Okinawa possui de melhor: união, alegria e... Ichariba Choodee! ("Encontrando-se pela primeira vez, tornamo-nos como irmãos" - Ditado símbolo de Okinawa).
É como se todos se conhecessem sem nunca terem se visto. É difícil explicar algo do tipo, acho que é porque estar em São Paulo ou em Campo Grande, Brasil ou Okinawa, as tradições das famílias okinawanas continuam sendo as mesmas, o sentimento compartilhado é basicamente o mesmo e isso faz com que ver um vídeo de um kaikan pareça como se você conhecesse tudo aquilo mesmo sem nunca ter estado lá, ou estar no show do Begin e se "sentir em casa". É meio difícil de se sentir em casa quando o Begin está realmente na sua frente, mas é algo como sentir-se bem, sentir uma energia diferente. Ver aquela multidão de pessoas de vários cantos do Brasil que contribuem para que a cultura de okinawa nunca acabe. . .é uma prova de que Okinawa ainda está em muitos de nós!
Fiquei com uma vontade imensa de estar lá novamente :D

Uma das partes do documentário que me emocionei bastante foi quando eles foram visitar uma família que estava toda reunida, com mesa farta de comida e havia uma obasan que não escutava muito bem e o Eishou Higa (vocal do Begin) cantou bem pertinho do seu ouvido a música Teinsagu no Hana, que é um clássico da música de Okinawa. Uma música que todo ojisan, obasan conhece e muitos pais e jovens também! E me pergunto: há quantos décadas atrás essa música foi escrita?

Mostrou bastante o sanshin também que é um grande símbolo daquilo que preservamos até os dias de hoje, mostrando a passagem do sanshin pelas gerações e o quê e como um instrumento pode trazer consigo lembranças de pessoas e momentos. 

Como o sanshin que veio junto ao navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, no ano de 1908, por Ihachi Miyashiro. Um sanshin centenário ou melhor, mais do que centenário. E ainda muito bem preservado!

Minha mãe me contava que meu avô gostava muito de cantar as músicas de Okinawa, principalmente quando sentia muitas saudades de lá. E ela se perguntava como deveria ser vim de lá para cá sem falar nenhuma palavra em português e começar uma vida nova em terras desconhecidas e num país com uma cultura totalmente diferente.
É uma questão que eu também não sei responder...

Assistam todo o documentário! Vale a pena mesmo.
:)

~* Para os curiosos como eu:
Achei uma coisa por acaso hoje quando digitei ichariba choodee no google. Em um dos resultados apareceu um desenho chamado Stitch, acho que alguns conhecem (eu assistia o desenho dele alguns anos atrás...mas era o da Disney). Daí tem um episódio com o nome "Ichariba Choodee"! A música de abertura é do BEGIN e conta um pouco sobre essa expressão. Na hora eu fiquei curiosa e assisti! Mostra várias coisinhas de Okinawa! 

Está dividido em três partes.

É isso!
Hoje é sexta, por isso, tenham uma ótima sexta e um final de semana ainda melhor!!!

Arigatooou :)

- Karina Kaori

2 comentários:

  1. Moro em São Paulo mas sou de Campo Grande. Tenho muito orgulho de ser de Okinawa.
    Essa batchan de Campo Grande que não escuta direito que vc comentou é minha vó. Ela se chama Uto Sotoma e fez 103 anos.
    O almoço foi na casa da minha mãe que cozinha de forma sensacional as comidas tradicionais da provincia.
    Vi todo o documentário do Begin no Brasil e me senti muito honrado e mais orgulhoso.

    Abraços

    Jackson Miyazato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jackson!
      Que incrível! Com certeza deve ter sido uma emoção muito grande poder recebê-los na casa dos seus familiares!!
      Essa parte do documentário foi muito emocionante mesmo! Foi muito inesperado, pelo menos para mim, quando ele começou a cantar Teinsagu no Hana. Eu adoro essa música!
      É um prazer recebê-lo em meu blog! E muito obrigada pelo comentário!
      Abraços.

      Excluir