domingo, 29 de abril de 2012

O segredo da Longevidade

"Haisai" ("Olá") leitores! Como vocês estão?
A matéria de hoje é como o título já diz: LONGEVIDADE.
Okinawa é conhecida como a capital mundial da Longevidade (sim... MUNDIAL!), fato que é comprovado cientificamente.
O que há em Okinawa para ser esse grande destaque mudial em Longevidade? (Alimentação? Fatores Ambientais? Relação entre as pessoas?)

É isso que tentarei postar nessa matéria.

Maaas antes de começar a falar sobre tudo isso, peço desculpas pela não atualização frequente do blog! (Pedido sempre presente nas minhas postagens, infelizmente).  Mas também gostaria muuuito de agradecer à página de “EventosNikkeys” do facebook que divulgou meu blog em seu mural e que fez com que o número de visualizações em um dia fosse multiplicado por dez dentro do padrão normal de visualizações diárias. Arigatou!

Arigatou também a todos que deram “like” (curtir), aos que comentaram, aos que compartilharam o link, aos que vieram entrar em contato comigo depois, enfim, todos. Obrigada :D


Agora voltando ao foco da matéria, Okinawa é a região com o maior número de centenários do mundo. As pesquisas se concentram sobre a dieta, genética, habilidades psicológicas e cognitivas dos centenários.

Lá possui “Centro de Pesquisa de Okinawa para a Ciência da Longevidade” (ORCLS – “The Okinawa Research Center for LongevityScience”), em execução desde 1975, mas oficializada em 1997, pelo Dr. Makoto Suzuki, que é o diretor do Centro de Pesquisa, em Urasoe, Okinawa. É um trabalho em conjunto com diversas Faculdades e Institutos de Pesquisas que contribuem para esse estudo.
Segundo o Dr. Makoto Suzuki, em seu livro “The Okinawa Program”, revela que a genética responde por 1/3 dos fatores envolvidos a alta expectativa de vida. Dessa forma, antepassados que viveram por bastante tempo tendem a passar essa característica aos seus descendentes. Mas o principal fator é a dieta rica em vegetais, frutas, peixes, frutos do mar e a moderação.

Os idosos consomem 25% a menos de sal e açúcar, comem duas vezes mais peixes e três vezes mais vegetais quando comparado com o restante do país!
Também é a região na qual se consomem mais algas (atua contra os radicais livres – “prevenindo” o envelhecimento), além de muito tofu (rico em soja – que reduz a incidência de câncer de mama, próstata e doenças do coração).
Mas falou em comidas de Okinawa, tem que citar o “Goyaa”! (ou Goyá – também conhecido como pepino amargo ou pepino-de-são-caetano), que é um vegetal com um sabor único e amargo. Eu, particularmente, adoro (de verdade!), apesar de depender do modo de preparo (se é cozido ou salada) e do tempero. . mas no geral, eu gosto! Só que o índice de “rejeição” dele, pelo menos com as pessoas que convivo é bem maior do que da aprovação, isso com toda certeza! E muitos relacionam o gosto amargo do goyá com o do jiló. Mas vale a pena experimentar. Você vai adorar ou odiar. Mas tem que provar!
Vira e mexe aparecem em casa alguns goyás trazidos por parentes, conhecidos etc. que plantam, por isso, não sei se é fácil de encontrar em outras regiões do Brasil, mas acho que vem crescendo bastante o cultivo dele por aqui.

Ele é considerado um dos alimentos mais saudáveis (e retarda o envelhecimento das células), com propriedades que foram estudados em pesquisas sobre câncer, diabetes e sistema cardiovascular!

Goya - ou "pepino amargo"
Outro fator influente na longevidade de Okinawa é a forma como os idosos lidam com o estresse. Eles possuem fortes laços sociais e o espírito comunitário que permite e garante uma vivência diária positiva.
Outro dia li num artigo sobre o Okinawa que dizia assim: E quanto à força social e solidariedade que entrelaça a rede uchinanchu como uma grande família, poderia ser considerada uma resistência da dádiva ao sistema individualista e capitalista?” – Escrito por Yoko Kitahara Souza em: O espírito uchinanchu – identidade globalmente articulada”. É um artigo bem legal! Vale a pena conferir!
Me lembrei dele quando citei sobre esses “fortes laços sociais”. Achei muito interessante. . é algo que eu nunca tinha imaginado pensar, o comportamento social e coletivo do uchinanchu como uma resistência ao individualismo pregado pelo sistema capitalista.


Mas enfim, é o estilo de vida saudável somado a fatores sociais, biológicos, psicológicos e ambientais que contribuem para toda essa longevidade! Se for pela genética, descendentes de okinawanos, poderemos viver tantos anos também? haha
Eu acredito que não tanto quanto eles, pois, aos que vivem fora de Okinawa, as influências externas são diferentes, apesar do clima que é “parecido”, as relações entre as pessoas etc. Mas a nossa alimentação seria o maior desafio! Quanto de frutas, vegetais, peixes e algas comemos normalmente? Quanto de estilo de vida saudável temos? É de se pensar :)

Então assim termino minha matéria de hoje :D

Espero que tenha gostado!
Que tenha aprendido, assim como eu, um pouco mais dos segredos da longevidade uchinanchu!
Muito obrigada!
Até outro dia!


- Karina Kaori

Referências Bibliográficas:

2 comentários:

  1. Olá Karina!
    Muito legal criar o blog para divulgar a cultura de Okinawa que é muito interessante.
    Obrigada pela visita ao blog e esteja a vontade em linkar sobre os noivinhos com bingata.
    Aos pouquinhos vou aprendendo mais sobre os costumes okinawanos.
    bjs,

    Rosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Rosa!
      Muito obrigada!!
      Já os linkei!!
      São muito bonitos!! Parabéens!

      Um grande abraço!

      Excluir