sábado, 27 de março de 2010

O Sanshin (mais conhecido como Shamisen)

Bom dia!
Hoje falarei um pouco sobre o SANSHIN (literalmente significa "três cordas").

OBS: Se o que você procura são partituras de sanshin ("kunkunshis") , clique no link abaixo que é um site só sobre sanshin:



Por que Sanshin e não Shamisen? 
O sanshin, como é conhecido em Okinawa, é o precursor do Shamisen. E o shamisen é forma como se denomina no Japão em si. 
É bastante comum as pessoas acharem que sanshin e shamisen sejam a mesma coisa. Porém, são mais diferentes do que se imagina, embora um seja o precursor do outro.
Mesmo que Okinawa pertença ao Japão, existem grandes diferenças entre ambos devido às diversas influências que Okinawa teve de outros países, já que servia estrategicamente como um ponto comercial entre esses países e também porque antigamente era um reino independente, conhecido como Ryukyu.

As diferenças entre sanshin e shamisen são também visíveis.
O sanshin tem um tamanho menor - embora na imagem abaixo não estejam proporcionais - é tocado com chifre de boi e o revestimento da "caixa de som" é de couro de cobra. Já no shamisen, ele tem um tamanho menor, é tocado com um “palheta” maior (parece uma pá) ao invés do chifre de boi e o revestimento da "caixa de som" é feito com pele de cachorro ou gato (na imagem dá pra ver que é branco). 
Atualmente, pelo menos no Brasil, os sanshin's produzidos são feitos de pele de cobra sintética. Acredito que deva ser porque a caça aqui seja ilegal ou coisa do tipo. (não tenho certeza). E para fabricar shamisen deve ser também.



Já li em diversos lugares que o sanshin se ORIGINOU na China, mas também já li que se originou no Egito, passando pela Índia e depois pela China, até que então, chegou em Okinawa. Quanto a verdadeira origem, tenho minhas dúvidas, de acordo com as pesquisas que fiz, chegou em Okinawa através da China.

O sanshin é o instrumento musical mais importante em Okinawa e também o mais popular.
Abaixo um vídeo de sanshin e outro de shamisen.



Quer aprender a tocar sanshin?




Enfim, é isso.
Obrigada pela paciência (coloquei muita coisa, queria colocar mais, mas fica para a próxima).
Beijos!
Assim der, postarei mais assuntos.
:)

-Karina Kaori

3 comentários: