domingo, 13 de novembro de 2011

12/11/11 – BEGIN BRASIL!!!




Haisai!!! (“Oi/Olá”)

Não sei bem como começar essa postagem sobre o Show! Que, aliás, foi muito mais do que isso. Foi um real ESPETÁCULO!
A primeira coisa (ou algumas das várias coisas) que pensei quando os vi na minha frente: “Não acredito que eles estão aqui!/ OMG! Vou ver e ouvir “Shimanchu nu Takara”, “Kariyushi no Yoru”, entre outros e não é por vídeo do youtube! HAUEHUEH! / E CARAMBA! Vou tocar a música “Sanshin no Hana” ao vivo COM ELES!!!”
Karina (eu), Juliana e Thalita
Cheguei no domingo de manhã lá no Anhembi para ter a passagem de som de “Sanshin No Hana” com eles e depois teve “Shimanchu nu takara” com o outro grupo! E após isso, fiquei assistindo eles tocando as outras músicas :D (e acho que a ficha não tinha caído ainda haha).

E  nesse ínterim. . já havia gente na fila esperando a abertura dos portões.

A abertura do show contou com apresentações dos dois maiores grupos de taiko de Okinawa do Brasil – “Ryukyu Koku Matsuri Daiko” seguido pela apresentação de “Requinos Gueinou Doukoukai” – e então, o momento mais esperado: BEGIN sobe ao palco e é aplaudido de pé por todos! (Acho que aí caiu a ficha de verdade!)

E assim, iniciou-se o show!

Tocaram diversas músicas, mas quando tocaram a música mais famosa da banda "Shimanchu nu takara", o público vibrou, cantou, gritou, assobiou, fizeram “feishi” (os famosos “Iyasasa e seus derivados”) e tudo! E todos se levantaram e aplaudiram emocionados de pé, mais uma vez! - Só um parênteses: a introdução da música é tão "forte" e tocante que só as primeiras batidas da bateria, fez gerar os gritos de empolgação do público! - algo como: ela é inconfundível!). É uma sensação muito diferente pensar que não era nenhuma gravação e sim, eles! Bem ali na sua frente! Tocando ao vivo! Uma música que você escuta desde criança e vive cantando na festas e encontros de família, de amigos, mas dessa vez, você pode estar ali cantando junto com ELES.
É simplesmente inexplicável!

E nem precisa dizer quando tocaram Kariyushi no Yoru, Orion Biru e Nada Sou Sou, não é? Foram todos os clássicos de uma vez só. Não deu tempo nem de se recuperar de uma música e foi para outra ainda melhor!
Membros dos grupos de taikô entregando flores para a banda BEGIN

A música "Sanshin no Hana" era depois de "Nada Sou Sou"! Nos posicionamos então ao lado do palco!! Não sei o que dizer o que estava sentindo naquele momento! Ou o que todos que iam tocar estavam sentindo. Mas foi uma emoção muito grande. M-u-i-t-o mesmo! Vendo BEGIN ali! Terminando de tocar "Nada Sou Sou"! E saber que iríamos tocar logo após JUNTO com eles!  

Foi demais!!!Daí depois, o "Requios Gueinou Doukoukai" tocou com eles a música "Shimanchu nu Takara"!



E no fim, todos juntos (BEGIN, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Requios Gueinou Doukoukai e todo o público) tocaram e cantaram a música "Egao no Manma" para fechar o show com chave de ouro!

Ela é linda! Foi o mais emocionante de todo o show! Daí, como tudo em Okinawa termina em alegria, não podia faltar o “Katiyashi”, não é? Que simplificadamente significa “mistura” na qual todos dançam juntos! Terminando com as lágrimas de alegria de muitos (inclusive as minhas!).


Por fim, o que tenho a dizer é que foi emocionante demais! Ver que estava lotado, ver que a cultura okinawana independente da distância, do tempo, dos problemas já enfrentados, de tudo, está ainda muito viva!! E que permanece se difundindo por onde passa! E indepedente de ser uchinanchu ou não, quem estava lá sentiu de verdade o que é o - espírito uchinanchu! - Um sentimento que não dá para explicar, só sentir! É uma grande fusão de sentimentos bons que evidenciam o orgulho de fazer parte dessa cultura, não importando de onde você seja, qual a sua origem, somos todos irmãos. Você pode estar aqui, em Okinawa ou em qualquer outro lugar do mundo, "aos nos encontrarmos, somos irmãos" - Ichariba Choode! (explicação sobre o "Ichariba choode" copiada do blog Nankurunaisa - vale a pena conferir mais detalhes sobre isso!).
BEGIN se despedindo do público
Desde oji (avô), obá (avó), pai, mãe, irmãos, amigos, conhecidos, pessoas que nunca vimos . . . todos unidos para assistir essa Banda de Okinawa que fez e continua fazendo parte da nossa história. Que são fonte de inspiração e admiração por todos nós!

Sem palavvras para descrever tudo! Foi sensacional!

ARIGATOUGOZAIMASHITA, BEGIN!!!

*
Uns poucos vídeos que achei até agora :)




Obs: Essas fotos que contêm o Begin foram tiradas por Yoshi Imaizumi. Vi pessoas mandando o link do álbum desse senhor pelo facebook e então fiz o download de algumas fotos.
As fotos que tem eu, foram tiradas de celular, por isso a qualidade não está muito boa.

- Karina Kaori

8 comentários:

  1. Haisai!!!
    Que daora!!!
    Muito bom mesmo, heheheheh mó inveja!
    Deve ser de encher os olhos de lágrimas com a emoção de ver eles ao vivo!
    Ainda mais tocar com eles!
    Vc não tremeu não???
    Acho que eu viraria uma gelatina!!! :D
    Parabéns mesmo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Haisai! Como vai?
    Poxa, que pena que você não pode ir! =(
    Foi um show que ficará na memória para sempre! Espero que tenha muitos outros e assim, você possa ir!
    Nossa, na hora de tocar com eles eu estava com o coração saindo pela boca! Eu não sabia no que eu pensava! Tava até com medo de me dar branco e eu esquecer toda a coreografia!
    Eh! eu tava quase uma gelatina! haha!
    Foi demaaais! *_*
    Arigatoou! :D

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Karina, fala a verdade!
    Foi demais né? E esses dias mesmo a gente falou sobre o espírito Uchinanchu né? Eu não sou Uchina, mas deu pra sentir, foi demais!!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Foi demais com certeza!! :D
    Exatamente! falamos disso! huaehuaehuhae
    Nada explicaria melhor do que estar lá e sentir de verdade!!! x)

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  5. Depois de quase 6 meses, me emociono em lembrar o turbilhão de sentimentos que foi estar com o BEGIN! Voce disse tudo nessa postagem \o saudades disso tudo..

    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doug! Acredito que você é o mesmo que comentou minha outra postagem, né?

      Já faz tempo desde o show, mas também ainda consigo sentir aquela energia, aquela emoção de estar lá!
      Foi incrível :D
      Foi uma grande prova do que é a cultura de Okinawa!

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Sim, sou eu mesmo :)

      aah..q saudades meu haha qd será q teremos outra oportunidade dessa? XD

      e vejo q o blog continua crescendo ^^ parabéns! continue sempre assim :D

      Excluir
    3. A palavra saudade define todo esse sentimento, né?
      Espero que haja muitas oportunidades como essa!!
      não sei quando teremos outra oportunidade dessas, mas espero que logo! haha

      Obrigada pelo comentário! :D

      Excluir