sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A arte da luta sem armas – A história do Karate


Haisai! ("oi"/"olá")
A matéria de hoje apareceu como uma luz na minha frente. Uns dias atrás eu estava pensando em qual seria minha próxima matéria, daí encontrei de repente - enquanto procurava alguma outra coisa - um livrinho chamado “Karate: a arte das mãos vazias”!
E não foi por acaso que ela se tornou a minha matéria de hoje. . .


Karate (Retirado deste site -> http://shineitaido.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html)

Nunca fiz aula de karate e nem sabia muito sobre.. e isso, na verdade, foi um grande incentivo para pensar “AGORA é a hora de aprender um pouco mais dessa arte!” e que eu sempre tive uma certa curiosidade, mas nunca havia me aprofundado na sua história.
Então após começar a ler algumas coisas e a entender um pouco melhor da história do karatê, tomo a liberdade de dizer que entender a origem do karate não se prende apenas em saber que o karate é uma arte marcial e que não se utiliza armas, mas que há um porquê para tudo isso. . .
Há acontecimentos importantes que influenciaram no seu surgimento e será sobre isso o meu post de hoje, na qual, não abordará nada de técnicas de luta, cores das faixas usadas pelos praticantes, entre outros, ou seja, nada além da própria história de sua criação. Para facilitar a compreensão da história do karatê é importante conhecer a história de Okinawa para entender o porquê não basta dizer apenas que ela provém de uma Ilha ao Sul do Japão, chamada Okinawa, pois é como se fosse ocultada a história inteira de um reino que já foi independente e que hoje, mesmo fazendo parte do Japão, se esforça para manter viva a sua cultura, as suas tradições, os seus ensinamentos, a sua arte etc e que em muito se diferencia do restante do Japão.
*Leia mais sobre Okinawa em:
"Okinawa e sua cultura" (pequeno resumo) e em "Batalha de Okinawa".
Acredito que o Karate seja um dos principais meios de divulgação da ilha de Okinawa para o mundo, pois, quem nunca assistiu ou que nunca ouviu falar do filme “Karate Kid” que atire a primeira pedra! haha


Cenas do filme "Karate Kid"

Nem é tanto da minha época - pelo que vi agora nos sites de busca ele é do ano de 1984! - Eu ainda nem sonhava em nascer, porém, o se sucesso atingiu a minha infância e adolescência de tanto passar na tal “sessão da tarde”, acho que perdendo apenas para o filme “A lagoa azul” em termos de reprise (!). Mas beeem depois disso, no ano de 2010 foi lançada uma nova versão com os atores Jackie Chan e Jaden Smith (filho do Will Smith). 


Enfim, com a ajuda do livro que encontrei vou - tentar - dar uma resumida sobre a história do karate.
As técnicas marciais chegaram à Okinawa antes do século XV.
Okinawa era o centro de diversas rotas comerciais e isto a transformou num ponto de encontro dos mais variados povos, culturas e inclusive, das artes marciais asiáticas.
Num artigo científico que encontrei intitulado como “Repensando a história do Karate contada no Brasil”, diz que a história do karate no Brasil foi distorcida pela mídia, pela tradição oral e pelo preconceito dos praticantes de outros estilos.
A origem histórica é necessária para se entender o karate” – é o que, em outras palavras, está escrito nesse artigo.
No reino de “Ryukyu” (como era conhecido antigamente o arquipélago de Okinawa) havia um sistema de castas sociais semelhante aos dos países como a Índia, China e Japão, na qual, existia uma separação entre nobres, o clero, os militares (“peichin”) e os camponeses (“heimin” – termo japonês para camponeses). Os “heimins” eram obrigados a pagar tributos que eram exigidos pela aristocracia, além de não terem nem o que comer. Infelizmente, não havia como evitar as questões climáticas, que por vezes, fazia com que perdessem toda ou boa parte da colheita. Acontecia então que muitos camponeses, após voltarem da lavoura depois de árduo trabalho, retornavam e encontravam suas casas incendiadas, com suas famílias mutiladas e empaladas como castigo governamental pela inadimplência. Diante disso, foi estimulado formas de se exercitar e se preparar para embates contra os “peichins” (militares) pelos “heimins” (camponeses).
Nesse período, o porte de armas era proibido pela população em geral, então os “heimins” passaram a criar dois sistemas de defesa pessoal, que foram denominadas de “Te” que eram técnicas bem rudimentares ao que hoje se conhece por Karate e por “Kobudô”.
Quando houve a apropriação das técnicas do “heimins” (camponeses) pelos “peichins” (militares), estes começaram a aprender também técnicas marciais chinesas a partir de intercâmbios com marinheiros e militares chineses e assim passaram a desenvolver a técnica do karatê.
As relações diplomáticas entre China e Okinawa eram bem grandes, assim como as trocas culturais também. Depois de um tempo, criou-se o sistema de graduação através das faixas coloridas que eram utilizadas na testa (“hachimaki”) e que atualmente são na cintura.

E foi assim, bem resumidamente, que surgiu o Karatê!
Mas... e como essa arte foi divulgada de Okinawa para o Japão?
Foi quando, numa viagem do príncipe Hirohito, uma das paradas era em Okinawa. Lá ocorreu uma recepção com diversas apresentações e dentre elas havia a de karatê, que causou ótimas impressões e que resultou em um convite para se apresentarem no Japão num evento promovido pelo Ministério da Educação do país.
Com o passar do tempo essa arte foi sendo disseminada pelo país e a partir daí, se iniciou a conquista do karatê pelo mundo afora!


E é isso minha gente :)
Fim do meu post de hoje!

Grande abraço e Feliz 2013!!!
*Agora abaixo já aviso que serão só as minhas divagações e agradecimentos e desejos de um Próspero Ano Novo!

Enquanto fazia esse post estava ouvindo uma cantora que se chama “Uema Ayano”. Vale a pena ouvir/ver e conhecer:
 http://www.youtube.com/watch?v=ZmEo_m38mCk


Se eu não postar algo antes do finalzinho do ano.. já adianto um Feliz Natal e um Feliz 2013 para cada um! Com muuuuuita saúde, muuuitas felicidades, muitos sonhos e objetivos e que cada um deles se concretizem!
Agradeço por esse ano que se passou.
Agradeço também por cada um que passou aqui pelo meu blog!
E eu tenho que dizer que “Nós sobrevivemos ao fim do mundo!!!” :D
Por isso, a vida continua!!

Esses dias assisti um vídeo* (vou postar aí abaixo) e que me fez pensar muito. Às vezes a gente acha que fazer boas ações só são válidas quando são grandes, mas não, pode partir de uma coisa tão pequena, mas tãaaao pequena e aos poucos pode se tornar algo tão grande.
Portanto, que o “fim do mundo” que não aconteceu sirva como pretexto para um novo recomeço, com muito mais amor, respeito e altruísmo! 

*Assistammm!
https://www.facebook.com/photo.php?v=10151175223229353

Referências:
Livro: 
* Karate - A arte das mãos vazias" de José Augusto Maciel Torres - São Paulo: Online, 2011.

Site:

* Repensando a história do Karate contada no Brasil. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/11.pdf>. Acess em 21/12/12


Beijos!

Karina Kaori

   

Um comentário:


  1. Em que pese ser curta, é muito bem sintetizada a história do Karatê.
    Parabéns...

    ResponderExcluir